VRF
VRF ou VRV (Volume de Refrigerante Variável) é um sistema de climatização central, no qual uma unidade externa funciona como condensador e pode ser conectado a outros evaporadores (unidades internas), o que traz independência para operar individualmente em ambientes diferentes.
O fluído refrigerante, opera por meio de um único ciclo de refrigeração e o fluxo é variável. Até três unidades podem ser combinadas em um módulo para aumentar a capacidade do equipamento e poder climatizar grandes empreendimentos comerciais e industriais.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de o usuário controlar cada área interna individualmente, através de uma central ou controlar vários lugares através dessa central. O sistema muda automaticamente a quantidade de refrigerante para se adequar em cada unidade interna, o que permite que os compressores atinjam apenas a capacidade necessária para operar essa carga. Esse modelo de refrigeração é ideal para edifícios de médio e grande porte.
O VRV é um sistema de bomba de calor sofisticado no nível mais baixo. Há uma unidade externa conectada a diferentes tipos de unidades internas por meio de uma única rede de tubos de resfriamento. O gás refrigerante utilizado é o R410a.
Uma das grandes vantagens de utilizar o sistema VRV em grandes empreendimentos ou em casa de alto padrão é o seu sistema de controle avançado e as inúmeras possibilidades que podem ser acopladas a esse sistema, como por exemplo, a automação entre o sistema de iluminação e ar condicionado, através da central de controle inteligente do VRV.
Pode ser feito um controle central para operar simultaneamente vários equipamentos ou vários grupos de equipamentos que em sua soma total pode chegar até mil evaporadoras.
Hoje existe empreendimentos que o sistema de ar condicionado é controlado totalmente pelo smartphone. Através de um sistema de controle remoto inteligente do VRV conectado à internet, as vantagens estendem-se até o monitoramento realizado pelo usuário, caso seu equipamento esteja trabalhando corretamente conforme os ajustes realizado anteriormente. Já no monitoramento realizado pela empresa contratada para manutenção do equipamento, o sistema gera os próprios códigos de erro e relatórios e envia e-mails com esses relatórios para o técnico responsável, identifica as peças defeituosas, facilitando o trabalho de manutenção, e em alguns casos o técnico já vai ao local com a peça pronta para realizar a troca.
O controle automático do VRV permite uma programação de funções que irão ser executadas durante o ano, desde a velocidade de ventilação dos equipamentos, o controle de temperatura, até mesmo o horário de início e fim de trabalho, o que evitará custos desnecessários de energia ou até mesmo desgaste do equipamento.
O VRV exibe ao usuário toda gestão de consumo de energia de forma simplificada e identifica as operações ineficientes realizadas e gera relatórios mensais do consumo de energia de cada evaporador.
Recomendado para edifícios em que há várias empresas em único sistema de ar condicionado, o VRV consegue passar o valor detalhado de consumo de energia de cada equipamento.
O sistema de automação do VRV permite a interligação de vários outros sistemas, como iluminação, renovação de ar, ventilação controlada, exaustão e outros sistemas que podem ser interligados à automação. Suas vantagens são os valores, a interface já vem com todas essas programações prontas de fábrica, sem a necessidade da fabricação de uma interface personalizada para a necessidade do cliente, o que gera um custo muito menor.
A Bom Frio Ar Condicionado é uma empresa credenciada Daikin, faz a venda, a instalação e a manutenção desses equipamentos. Com o suporte de engenharia da Daikin, realiza serviços de retrofit e juntas fazem uma análise de eficiência energética, que na maioria dos casos supera 60% de economia de energia, após a troca do sistema de ar condicionado anterior pelo VRV.